“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Este é o tema central da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve abertura nesta quarta-feira (28/5), em São Bernardo, e se estende até o dia 30 de maio (sexta-feira), na Universidade Metodista de São Paulo (campus Rudge Ramos).
Durante os três dias de atividades, gestores e profissionais da Prefeitura, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e sociedade civil participam das rodadas de debates e proposições pautadas em cinco eixos prioritários. Nessa quarta-feira (28/5), o regimento interno da conferência foi aprovado. Palestra magna com o tema do evento foi destaque.
Na abertura da programação, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça, reafirmou o compromisso da Prefeitura, sob a gestão do prefeito Marcelo Lima, em fortalecer as políticas públicas que beneficiem a população idosa. “Nem todos envelhecem da mesma forma. Existe uma desigualdade social que impacta diretamente a chegada à melhor idade, principalmente quando olhamos para recortes de raça, deficiências, gênero e condição social. E isso não pode ser ignorado. É uma realidade que precisa ser discutira.”
No segundo dia (29/5), grupos de trabalho irão discutir desafios, ações e projetos para a população idosa. Para encerrar a programação, na sexta-feira (30/5), será realizada plenária final para apresentação e aprovação das propostas, bem como a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência, prevista para o mês de agosto deste ano.
Entre os participantes da conferência estava Francisca de Assis Vilarde Rossi, de 81 anos. “Nós, idosos, temos que ter a consciência de que estamos ficando idosos. E buscarmos benefícios. Não é porque a gente fica velha que não tem que ter nada para fazer. Eu prefiro frequentar atividades fora de casa do que ficar trancada fazendo tricô”, disse a aluna do Campeões da Vida, projeto da Prefeitura que oferece atividades esportivas gratuitas para a população idosa do município. Francisca apresentou coreografia com seu grupo, moradores acima de 80 anos, durante a abertura da Conferência Municipal.
ESPAÇO DEMOCRÁTICO - A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivo promover espaço democrático de escuta, diálogo e proposições de políticas públicas voltadas à população idosa, com foco na diversidade cultural, no fortalecimento da participação cidadã e na garantia dos direitos fundamentais. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Censo 2022), São Bernardo tem 139.158 moradores com idade acima dos 60 anos.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima; Adriana Barroso de Azevedo, diretora da Universidade Metodista; Geralda Rodrigues Barbosa, representante da sociedade civil; e Antônio Roberto Casa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa Idosa também participaram da solenidade de abertura da Conferência Municipal.
Confira os eixos temáticos da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:
Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Mín. 15° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 18°
ChuvaMín. 8° Máx. 18°
Tempo limpo