Todo ano existe um acréscimo substancial nas vendas do setor. Claro! Ninguém quer passar o Natal sem presentear as pessoas que ama, não é verdade, e mais é o período em que muitas pessoas estão de férias na praia esperando o novo ano chegar, ou até mesmo em viagens internacionais e nacionais pelo Brasil.
Isso tudo impulsiona o consumo de uma forma geral, as pessoas acabam fazendo despesas acima do normal no início do ano, e acabam se esquecendo de provisionar os gastos futuros, que vem no começo do ano, é tem uma lista grande: matriculas dos filhos, material escolar, uniforme, IPVA, IPTU, licenciamento, os cartões de crédito com as despesas das festas, das férias etc. Mas, o que fazer para amenizar essas contas todas e não começar o ano no vermelho?
Planejar tudo isso é um passo importante, lápis e papel na mão e definir todos os gastos que serão feios no período, ou que já foram comprometidos anteriormente como viagens, hospedagens, alimentação, combustível, passeios, as despesas com as festas etc. lembrando que no início do ano as despesas do cotidiano dia a dia, irão acontecer e aquelas que citei acima que geralmente vem no início do ano! A conta é tenho uma grande quantia na conta gasto tudo, não!
Faço as contas de quanto tenho e desconto as despesas todas, para ver qual será o saldo futuro, vou entrar no cartão de crédito ou no cheque especial? Aí tem que acender o sinal de alerta, porque os juros cobrados pela utilização destes instrumentos de crédito, são muito caros no Brasil, cerca de 400% a.a quando falamos de cartão, 350% quando falamos de cheque especial, dependendo do valor, fica impagável!
Qual a dica que eu daria como economista para vocês leitores, pratiquem o custo de oportunidade, o que seria isso? No pagamento a vista ou a prazo, avaliar o que é melhor! Pagar a vista nem sempre pode ser a melhor opção, por exemplo, qual o desconto que é dado a vista? Se for menor do que você consegue com uma aplicação, é melhor pagar a prazo! Deixando o dinheiro aplicado no período e obtendo um ganho financeiro! Outro caso, pagar o IPVA a vista ou em parcelas previstas, se você no momento de pagar for ficar com a conta no cheque especial, cartão de crédito! Qual a pergunta se se fazer? Qual os juros que irá pagar no momento? Essa avaliação 90% das pessoas não fazem, e acabam pagando um juro maior que o desconto dado à vista! Isso é analisar o custo de oportunidade!
E nas compras de fim de ano, o que avaliar, existe uma estratégia de avaliar o efeito substituição do tipo A, pelo tipo B, produtos muito similares em qualidade com preços muitos diferentes, sendo mais barato o produto tipo B, uma custa R$2,50 tipo A, e outro custa R$1,50 tipo B, com o mesmo padrão de qualidade, olha a economia que vc pode fazer em uma compra simples! Se considerar sua compra do mês, isso pode resultar em uma economia de 10% do seu salário?!
São estratégias que você pode adotar para potencializar seu salário, ou o gasto do seu décimo terceiro salário, lembrando que sempre é melhor você fazer um caixa com o seu recurso e utilizar sempre o seu dinheiro evitando o máximo pagar juros a terceiros, que são extremamente onerosos para a sua renda. Espero que tenha contribuído com seu planejamento, com sua decisão de compra e com sua decisão de fazer a melhor escolha entre pagar a vista ou pagar a prazo.
Aproveito a oportunidade para desejar um FELIZ NATAL e um PROSPERO ANO NOVO a todos os leitores!!!
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas