Domingo, 06 de Outubro de 2024 20:50
11 11 99843-7541
Entrevistas Empreendedorismo

Associação de Mulheres Empreendedoras de SBC evidencia protagonismo da mulher no mundo dos negócios

Grupo conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, da presidência da Câmara dos Vereadores, Sala do Empreendedor de São Bernardo do Campo, Sebrae e empresas do setor privado.

22/06/2023 07h55 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Personalidade ABC
Divulgação AME - presidente da Câmara Municipal Danilo Lima e secretário de Desenvolvimento Econômico Minami.
Divulgação AME - presidente da Câmara Municipal Danilo Lima e secretário de Desenvolvimento Econômico Minami.

 

Entrevista Especial

 

Em cenário extremamente favorável em São Bernardo do Campo ao empreendedorismo, já que recentemente a cidade liderou ranking no ABC Paulista, o 4º lugar no estado de São Paulo e o 16º na lista nacional, é que surge à Associação das Mulheres Empreendedoras de SBC (AME SBC), para ajudar as mulheres empreendedoras com oportunidades de negócios, troca de experiências e crescimento mútuo.

 

Presidido pela Chef Débora Balog, da Goumertlícias Catering, a AME está traçando (e já executando) um plano estratégico de colocar a mulher como protagonista de seus sonhos em relação ao empreendedorismo. Para ela, o ato de empreender não deve ser solitário e, sim compartilhado.

 

Abaixo, em entrevista exclusiva para o nosso portal, ela fala um pouco sobre a AME. 

 

Como nasceu a ideia da AME?

Identificamos mulheres em vários segmentos do empreendedorismo, mas não sabíamos como juntá-las ou dar um apoio consistente, em que pudessem crescer e trocar ideias. Começamos com um grupo super pequeno, trocando mensagens. O trabalho cresceu, fizemos parcerias, chegaram novas colaboradoras e tivemos o privilégio do prefeito Orlando Morando e o secretário Minami apoiarem a ideia, o que nos abriu muitas portas.

 

Ok, então vocês foram acolhidas pelo poder público municipal, é isso? E quem mais apoia?

Sim, além da Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, a presidência da Câmara dos Vereadores, a Sala do Empreendedor de São Bernardo do Campo, o SEBRAE e algumas empresas do setor privado.

 

Dessa forma, como está a AME atualmente?

Estamos num momento de transição, aumentando o escopo de atuação e nos tornando uma associação regional, que tem uma possibilidade de fazer parte de um projeto piloto da prefeitura e ser "incubada", ou seja, fazer parte do Centro de Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, no Baeta Neves.

 

E quais os objetivos dentro desse contexto?

Num primeiro momento é dar a possibilidade do protagonismo a mulher em seus negócios, além de conhecimento. Também queremos defender a valorização e independência das mulheres empreendedoras assegurando suas prerrogativas no livre exercício profissional, difundindo o empreendedorismo feminino e representar as mulheres empreendedoras junto aos poderes públicos na esfera municipal, estadual e federal.

 

Qual a importância da AME para as mulheres empreendedoras?

O acolhimento sem dúvida é um dos principais diferenciais, a resposta para muitas mulheres de que estão no caminho certo acreditarem em seus potenciais conta muito, além de estimular coragem para saírem da informalidade. Temos a convicção que juntas elevaremos nossos negócios para outros patamares.

 

O que as mulheres e a sociedade de uma forma geral podem esperar da AME enquanto fomentadora de negócios e tirar do campo das ideias o desejo de mulheres se tornarem empreendedoras?

A AME tem missão, visão e valores que certamente vão de encontro ao desejo de inúmeras mulheres empreendedoras, mas que na maioria das vezes não têm oportunidade ou coragem para essa transição. A AME vem para suprir e preencher essa lacuna. Tanto mulheres quanto a sociedade devem apostar e acreditar em nosso trabalho. Assim, juntos, é possível construir uma nova história no empreendedorismo feminino em nossa cidade.

 

E como funciona a questão de cursos de aperfeiçoamento?

O SENAC em parceria com a Sala do Empreendedor de São Bernardo do Campo e a prefeitura oferecem cursos gratuitos , além disso, tem palestras com empreendedoras de diversas áreas e segmentos com entrega de conteúdo de qualidade, eventos motivacionais, entre outras ações.

 

E quem deseja se associar?

Pode ligar no telefone (11) 95940-6562 ou conhecer nossa história e trabalho pelo nosso Instagram @ame_sbc.

Empreendedorismo em São Bernardo é vocação da administração municipal do Prefeito Orlando Morando

 

Em março passado, segundo levantamento geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), São Bernardo liderou ranking de empreendedorismo no Grande ABC e superou, inclusive, capitais brasileiras alcançando o posto de 16ª Cidade Empreendedora na esfera nacional. Dentro do panorama estadual, São Bernardo ficou no 4º lugar, atrás apenas da Capital, Osasco e Jundiaí e em 1º lugar no ABC Paulista.

 

Na ocasião, o prefeito Orlando Morando, declarou, “Temos implementado em São Bernardo, desde 2017, políticas públicas para criação de ecossistema gerador de novas oportunidades, com melhorias, inclusive, do ponto de vista estrutural. O resultado do estudo é um reconhecimento importante do nosso trabalho, calcado em estabelecer um cenário propício para investimentos, à abertura do próprio negócio e ao emprego, mediante sistema ágil, desburocratizado e sem aumento de tributos municipais”. 

 

O Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, também destacou, além do ambiente apropriado para novos negócios, a atuação da Sala do Empreendedor de São Bernardo para consolidação da cidade no ranking nacional. “A Sala é a casa do fomento ao empreendedorismo. Firmamos um conjunto de ações para criar todo esse ecossistema, o que inclui ainda a oferta de oficinas, palestras e cursos de qualificação profissional, em convênio com Sebrae e Senac.”

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Lucidalva AraujoHá 1 ano DiademaParabéns AME,tive o privilégio de conhecer amei e agora faço parte também,juntas somos mais forte
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.