Notícias Municipais article

Publicação Ativa junho 15th, 2020 | Por Personalidade ABC

0

Prefeitura de São Bernardo é contemplada com ambulância para combate à Covid-19

A Prefeitura de São Bernardo acaba de receber um reforço importante para o combate à pandemia de coronavírus e a disseminação da Covid-19: a doação de uma ambulância feita pela Fundação Toyota do Brasil recebida na Base Central do SAMU (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) da cidade. A cerimônia de entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (10/06) e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho e de representantes da instituição.

“A solidariedade tem sido uma marca muito importante em meio a pandemia de coronavírus. Estamos muito felizes por receber um reforço importante vindo da Fundação Toyota. Essa ambulância levará ainda mais segurança, já que o veículo será utilizado exclusivamente para transportars pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19  das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) para as unidades hospitalares para tratamento exclusivo da doença: Hospital de Urgência (HU), Hospital Anchieta (HA) e Hospital de Clínicas (HC)”, disse o chefe do Executivo.

O veículo é da marca Hilux 0 Km e conta com todos os equipamentos necessários para o transporte inter-hospitalar. O valor investido pela Fundação Toyota nesta doação é de R$ 175 mil. “A nova ambulância será integrada à frota do Transporte Sanitário do município e será importante para agilizar o deslocamento de pacientes suspeitos e confirmados, dadas as normas sanitárias de desinfecção preconizadas para esta doença. Ao mesmo tempo em que não expõe os demais pacientes, que também precisam ser socorridos pelos veículos do SAMU”, explicou o Dr. Geraldo Reple Sobrinho, titular da Pasta de Saúde.

FROTA DO TRANSPORTE SANITÁRIO – A Prefeitura possui 14 ambulâncias (12 básicas e duas avançadas), que trabalham 24 horas no serviço de transporte sanitário. O objetivo é deslocar pacientes de um hospital para outro (inter-hospitalar) em tratamento no próprio município ou em outras cidades do Estado. São feitos, aproximadamente, 2 mil transportes mensais, sendo que 30% destes são pacientes com coronavírus – casos suspeitos e confirmados – nos últimos três meses (março, abril e maio). A nova ambulância fará, em média, 20 deslocamentos.

NOVO SAMU – A base central do SAMU foi instalada em julho de 2019, em um terreno particular arrecadado pela Prefeitura por meio da Lei Municipal 6691, de 28/06/2018, que permite a Administração tomar posse de imóveis abandonados e com dívidas com o município.

O SAMU 192 funciona 24h por dia atuando no socorro rápido pré-hospitalar de pacientes com necessidade de encaminhamento a unidades que oferecem serviços de urgência ou emergência. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências pelo número 192. Atualmente, cerca de 360 funcionários atuam no SAMU de São Bernardo.

Texto e foto: divulgação PMSBC

CompartilharShare on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on Twitter


Sobre o Autor

O portal Personalidade ABC divulga notícias, trabalhos, ações sociais, eventos, festas, seminários e informações sobre instituições que trabalham em causas sociais.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta ao topo ↑
  • SIGA-NOS

  • CATEGORIAS

  • PUBLICIDADE